sexta-feira, 11 de junho de 2010

The Power of Product Platforms

Este é o primeiro livro que postaremos de uma série relacionada à gestão da inovação e do desenvolvimento de produtos. De fato, o sucesso e a robustez de uma empresa estão diretamente ligados a seus produtos e a maioria dos administradores reconhece que o sucesso de sua empresa a longo prazo não está baseado em um único produto, mas em um fluxo contínuo de produtos de alto valor.

Os diversos fatores ambientais do mercado de hoje pressionam cada vez mais por um pensamento sobre produtos que envolve uma EFICIENTE e CONTÍNUA geração de produtos, ou seja, o trinômio rapidez, qualidade e produtividade. Este livro fala então sobre como criar soluções elegantes e poderosas que estabelecem um padrão de excelência em produtos.

Esta solução é a abordagem do conceito de Plataformas, que aborda o uso dos princípios de modularidade, similaridade e padronização no desenvolvimento de produtos. É importante então deixar claro este conceito.

Plataforma de produtos: É um conjunto de subsistemas e interfaces que formam a estrutura comum da qual um fluxo de produtos derivativos pode ser eficientemente desenvolvido e produzido.

A gestão de plataformas consiste em enxergar o sistema de desenvolvimento de produto em 3 dimensões: Aplicações de mercado para a tecnologia, Plataformas de Produtos, e Blocos construtivos em comum.

Os blocos construtivos em comum são o fundamento sobre o qual as boas plataformas são construídas. Constituem no conhecimento de mercado, tecnologia de produto e de processos e nas competências organizacionais que a empresa possui.

A forma como estes recursos acima são dispostos constituem uma plataforma de produtos. As alterações na arquitetura desta plataforma, e o nível de centralidade dos subsistemas ou interfaces sendo alteradas, definirão que tipo de projeto está sendo desenvolvido, seja de derivativos, extensão ou mesmo uma nova plataforma.

As aplicações de mercado para a tecnologia constituem no reconhecimento de oportunidades de mercado e no posicionamento de sua empresa de forma estratégica através de uma inteligente segmentação do mercado.

Essa segmentação proposta pelo livro consiste em enxergar os mercado através de uma matriz onde as colunas são especificamente segmentos diferentes do mercado, ou áreas diferentes de atuação, e as linhas da matriz são níveis de custo e performance para cada uma dessas áreas. Assim, diversas estratégias podem ser desenhadas para tirar proveito do conceito de plataforma e, com pequenas alterações em subsistemas ou interfaces, atingir nichos abertos, ou expostos no mercado.

São 4 estratégias gerais:

Nicho específico: Focar em um único nicho, conhecendo melhor as necessidades e buscando a perfeição, porém aumentando custos e deixando expostos outros nichos de mercado.

Alavancagem horizontal: Alterações nas funcionalidades dos produtos permitem atuar em segmentos diferentes a baixo custo.

Escalada Vertical: Consiste em aproveitar uma plataforma com desenvolvimento de derivativos que apenas aumentem ou reduzam a performance, para alcançar níveis diferentes dentro de um mesmo mercado.

Beach-Head: Buscar a consolidação em um nicho para, a partir dele, expandir para outros nichos e segmentos, aliando as duas estratégias anteriores.



Algumas razões para adotar a gestão por plataforma:

1.Baixa flexibilidade na produção. (Alto custo de setup time)

2.Alta complexidade na gestão de produtos.

3.Dificuldade no acompanhamento pós-venda.

4.Insatisfação do cliente (supera limite de complexidade)

5.Produtos muito específicos (não-globais)

A gestão de plataformas consiste em um excelente conceito, não apenas no desenvolvimento de produtos, onde contribui significativamente para redução do lead time, redução de custos e aumento da qualidade, mas funciona especialmente como ferramenta muito útil na análise do mercado e desenvolvimento de estratégias de atuação com seus produtos, seja para observar ameaças ou oportunidades de expansão.

----------------------------------------

Nome: The Power of Product Platforms

Autor: Marc H. Meyer e Alvin P. Lehnerd

Compra:http://www.amazon.com/Power-Product-Platforms-Marc-Meyer/dp/0684825805

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: