sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pai Rico, Pai Pobre

É raro encontrar uma pessoa bem sucedida financeiramente que não tenha lido este livro. E é impressionante as mudanças de paradigmas que ele proporciona.

Um menino passa por um dilema de ensinamentos ditados por dois pais: Pai Rico e Pai Pobre. Seu pai biológico, professor público, muito instruído e inteligente, patriarca de uma família típica de classe média americana, que buscava sempre melhorar seu salário e conseguir benefícios como previdência, planos de saúde, o outros itens para uma vida estável, aconselhava o filho a estudar muito, se formar na faculdade e encontrar um bom emprego em uma grande empresa. Este era Pai Pobre. E com um conselho ouvido por muitos jovens nos dias de hoje mas que leva as pessoas à "corrida dos ratos".

Do outro lado, o pai do seu amigo Mike, um homem muito rico, batalhador, cuja sabedoria provinha de sua experiência de vida como empreendedor, e que o instruía a trabalhar pelo aprendizado - o que significava sem remuneração em muitos casos -, buscando sempre aprender, desenvolver sua inteligência financeira, habilidades de venda e negociação, e assim se tornar um empreendedor e investidor, dono do próprio negócio. Este era Pai Rico.

Pai Pobre vive o problema da corrida dos ratos. Nessa corrida as pessoas gastam mais do que ganham. E isso gera um ciclo de endividamento, vivenciado por muitos: ao receber o salário o individuo paga suas contas em atraso, consome toda sua receita no mês e se endivida para o mês seguinte. A consequência é que sempre sobra "mês no fim do dinheiro".

Para sair da corrida dos ratos deve-se seguir os conselhos de Pai Rico. E um ponto importante é que a primeira coisa que deve ser feita com qualquer receita recebida, antes mesmo de pagar qualquer conta, é a retirada da porcentagem para os investimentos. E esse dinheiro deve ser investido para permitir a migração dos quadrantes de Empregado(E) e Autônomo(A), para os quadrantes Investidor(I) e Dono(D). Nesses dois últimos a pessoa consegue sair da corrida dos ratos e alcançar a tão desejada indepêndencia financeira.
Outro conselho de Pai Rico é que as pessoas devem buscar educação financeira. E este é um tema que não é abordado nas escolas hoje em dia. Talvez por isso muita gente ainda busca um emprego estável e bons salários em uma grande empresa. Isso gera um paradoxo pois o mundo, as empresas e as situações, são cada vez mais dinâmicos sendo incoerente buscar estabilidade nesse cenário.

Com diversos outros ensinamentos Pai Rico, Pai Pobre nos ajuda a crescer financeiramente e nos tornar inteligentes na hora de lidar com o dinheiro. O resultado pode ser uma poupança mais recheada e uma vida financeira mais divertida.

----------------------------------
Nome         - Pai Rico, Pai Pobre
Autor          - Robert T. Kiyosaki
Avaliação    - *****
Comprar

Um comentário:

  1. Você é modesto mesmo. Gostei do texto, a imagem resume bem o propósito a que o livro nos estimula. Só achei que talvez você pudesse ter batido mais na tecla do caminho para sair dessa corrida de ratos. De qualquer forma, excelente.

    ResponderExcluir

Comentários: